COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: POTENCIALIDADES, DILEMAS E MEDIAÇÃO DOCENTE NA INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA NÃO VERBAL
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-265Palavras-chave:
Comunicação Aumentativa e Alternativa, Autismo, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Mediação DocenteResumo
Este artigo narra o uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na Educação Infantil, analisando como a mediação docente e o planejamento comunicativo influenciam o equilíbrio entre apoio tecnológico e incentivo à oralidade com uma criança autista não verbal. Metodologicamente, o estudo articula uma revisão crítica da literatura com um relato de experiência desenvolvido em 2024 no atendimento educacional de uma criança de quatro anos, utilizando modelagem, observação sistemática e análise das interações comunicativas. Os resultados indicam que a CAA ampliou a comunicação funcional, reduziu comportamentos desregulados e favoreceu a participação nas rotinas escolares. Contudo, evidenciaram-se riscos relacionados à comodidade comunicativa e à priorização do dispositivo em situações de maior demanda cognitiva, limitando tentativas de vocalização. O estudo conclui que a eficácia da CAA depende da intencionalidade docente, do monitoramento de seu uso e da diversificação pragmática, oferecendo recomendações para práticas escolares e formação docente. Quando corretamente mediada a CAA potencializa a inclusão e a autonomia, preservando assim o protagonismo da tentativa de verbalização.
Downloads
Referências
AFTAB, S. et al. Augmentative and alternative communication interventions for children with autism spectrum disorder: A systematic review of communication and behavioral outcomes. Research in Developmental Disabilities, v. 134, p. 104451, 2023.
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva – Tecnologia e Educação, 2017.
BEUKELMAN, D.; MIRENDA, P. Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children and Adults with Complex Communication Needs. Baltimore: Paul H. Brookes, 2013.
GARDINER, S.; BOWDEN, C.; KENNEDY, S.; WADDINGTON, H. A systematic qualitative review of parent perceptions and experiences of augmentative and alternative communication for their autistic children. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40489-025-00515-z. Acesso em: 1 dez. 2025.
KANNER, L. Autistic disturbances of affective contact. The Nervous Child, v. 2, p. 217-250, 1943.
LIGHT, J.; MCNAUGHTON, D. Communicative competence for individuals who require augmentative and alternative communication: a new definition for a new era of communication? Augmentative and Alternative Communication, v. 30, n. 1, p. 1–18, 2014. DOI: 10.3109/07434618.2014.885080
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Cotidiano Escolar). ISBN 85-16-03903-X.
ROMSKI, M. A.; SEVCIK, R. A. Augmentative communication and early intervention: Myths and realities. Infants; Young Children, v. 18, n. 3, p. 174–185, 2005. https://doi.org/10.1097/00001163-200507000-00002
SCHLOSSER, R. W. The Efficacy of Augmentative and Alternative Communication: Toward Evidence-Based Practice. San Diego, CA: Academic Press, 2003. ISBN 0-12-625667-5.
SCHLOSSER, R. W.; WENDT, O. Effects of augmentative and alternative communication intervention on speech production in children with autism: a systematic review. American Journal of Speech-Language Pathology, v. 17, n. 3, p. 212–230, 2008. DOI 10.1044/1058-0360(2008/021)