O ENSINO HÍBRIDO COMO TENDÊNCIA PERMANENTE NO PÓS-PANDEMIA

Autores

  • Cléuma de Melo Barbosa
  • Anderson Wagner Santor de Araújo
  • João Alfaia Rodrigues
  • José Maria Nunes dos Santos
  • Phelipe Austríaco-Teixeira
  • Nielson Ademir Ferreira
  • Cleiciane Viana Ferreira
  • Katrine Bezerra Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-057

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, Inovação Pedagógica

Resumo

O ensino híbrido se consolida como uma tendência permanente no cenário educacional pós-pandemia. A relevância deste tema reside na necessidade de compreender a transição de um modelo remoto emergencial para um paradigma pedagogicamente estruturado. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a consolidação do ensino híbrido, investigando seus potenciais, desafios e implicações para o futuro da educação. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica sistemática da literatura científica recente. Os principais resultados indicam que o potencial do modelo está na sua capacidade de fomentar metodologias ativas e uma aprendizagem centrada no aluno, utilizando a tecnologia para enriquecer a experiência educativa. Contudo, a sua implementação enfrenta desafios significativos, como a exclusão digital e a necessidade de uma robusta formação docente. Conclui-se que o sucesso do ensino híbrido depende menos da tecnologia em si e mais da intencionalidade do desenho pedagógico, exigindo um planejamento estratégico para garantir a qualidade e a equidade no processo de ensino e aprendizagem.

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Referências

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Barbosa, C. de M., de Araújo, A. W. S., Rodrigues, J. A., dos Santos, J. M. N., Austríaco-Teixeira, P., Ferreira, N. A., Ferreira, C. V., & Cavalcanti, K. B. (2025). O ENSINO HÍBRIDO COMO TENDÊNCIA PERMANENTE NO PÓS-PANDEMIA. Revista De Geopolítica, 16(5), e832. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-057