ANÁLISE DA LINGUAGEM ORAL, COMPETÊNCIA DE LEITURA E DESEMPENHO ESCOLAR EM ESTUDANTES DA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Autores

  • Claudio Afonso Soares
  • Arlan Amanajás Pinto
  • Rodrigo Maciel Trindade
  • Adriana Barbosa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-065

Palavras-chave:

Linguagem Oral, Desempenho Escolar, Compreensão Oral, Educação Infantil

Resumo

O estudo buscou analisar a linguagem oral em estudantes do Município de Macapá a partir da relação com outros instrumentos e de critérios externos como idade, escolaridade e gênero. Participaram 290 alunos. Foram aplicados a Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILOv3), o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE) de acordo com as especificidades de cada instrumento. Os resultados revelaram que os melhores desempenhos foram para as provas Compreensão de Histórias e Compreensão Morfossintática, enquanto que os desempenhos mais baixos foram para as provas Sequência Lógica e Orientação Lógico-Verbal. Foram encontradas diferenças significativas de desempenho para todas as provas da BILOv3 e TCLPP em função da idade e do ano escolar. Foram encontradas associações entre as provas da BILOv3 com as categorias Palavra com incorreção semântica, Pseudopalavras com trocas visuais, Pseudopalavras com trocas fonológicas, Pseudopalavras estranhas e total do TCLPP. Assim, constataram-se evidências de validade para a BILOv3 em estudantes do Macapá, colocando-a como um instrumento útil na avaliação da linguagem oral, podendo vir a contribuir com o diagnóstico de problemas nessa área que possibilitem a organização de adequados programas de intervenção.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Soares, C. A. ., Pinto , . A. A. ., Trindade , R. M. ., & Ribeiro, A. B. . (2025). ANÁLISE DA LINGUAGEM ORAL, COMPETÊNCIA DE LEITURA E DESEMPENHO ESCOLAR EM ESTUDANTES DA AMAZÔNIA AMAPAENSE. Revista De Geopolítica, 16(5), e842. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-065