O USO DE TECNOLOGIA E A COORDENAÇÃO EM CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-259Palavras-chave:
Tecnologia, Coordenação Motora, EscolaresResumo
As crianças estão fazendo o uso da tecnologia cada vez mais cedo na atualidade, há uma tendência da nova geração para manuseios de aparelhos eletrônicos em decorrência disso as práticas de atividades físicas são deixadas de lado para dá lugar a muitas horas de telas. O objetivo deste estudo foi investigar o uso da tecnologia e a coordenação motora em escolares na faixa etária de 06 a 10 anos de uma escola do município de Tapauá, Amazonas. Está pesquisa foi um estudo de campo descritiva com abordagem quantitativa. Foram pesquisados 125 escolares com idades entre 6 a 10 anos de idade. A coleta de dados foi realizada por meio da bateria de teste KTK (KorperKoordination Test fur Kinder – KTK) Kiphard e Shilling (1974) e questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão adaptada (tempo de tela). Constatou -se que dos 125 investigados 102 (81,2%), passam mais de 2 horas diárias em frente as telas, chegando a passar entre 3 e 10 horas por dia utilizando algum tipo de aparelho eletrônico extrapolando o tempo de tela recomendado pelas autoridades da saúde. Além do mais no teste KTK 99 (79,2%) dos escolares investigados, estavam com baixa coordenação motora. A exposição de telas acima do recomendado reflete na coordenação, favorecendo atrasos nas habilidades importantes do desenvolvimento motor infantil e está significativamente associado a uma coordenação motora insuficiente.
Downloads
Referências
American Academy of Pediatrics, Council on Communications and Media. Media use in school-aged children and adolescents. Pediatrics, v.138 n. 5, p. 2592. Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2016-2592. Acesso em: 08 mar. 2025.
Arantes M do C, Morais E. Exposição e uso de dispositivo de mídia na primeira infância. Resid Pediatr. 2022;12(4):1-6 DOI: 10.25060/residpediatr-2022.v12n4-535. Disponível em: https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/1211/exposicao%20e%20uso%20de%20dispositivo%20de%20midia%20na%20primeira%20infancia. Acesso em: 10 nov. 2024.
ARUMUGAM, C. et al. Mídia Baseada em Tela e Crianças Pequenas: Revisão e Recomendações. Médico de Família da Malásia: o Jornal Oficial da Academia de Médicos de Família da Malásia, Malaysia v. 16 n. 2, p. 7-13, jun. 2021. DOI:10.51866/rv1143. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8346754/. Acesso em: 08 mar. 2025.
BECKER, B. Infância, Tecnologia e Ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea. p. 2017-288. Tese (doutorado em Psicologia) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23851/1/. Acesso em: 26 mar. 2025.
COLLET, M. et al. O Estudo de Caso-Controle Descobriu que os Distúrbios Primários de Linguagem estavam Associados à Exposição à Tela aos 3,5 a 6,5 anos de idade. Acta Pediátrica. v.108, p. 1103-1109, jun. 2019. DOI:10.1111/apa.14639. Disponível em: https://doi.org/10.1111/apa.14639. Acesso em: 26 jun. 2024.
COSTA, Gabriely Pinheiro da; SANTOS, Amanda Freitas dos. Tempo excessivo de tela e tecnologia na primeira infância: impactos no desenvolvimento infantil. Repositório Institucional Unifametro, Fortaleza, v.1 n.37 p.13-38 jul. 2023. Disponível em: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/148. Acesso em: 23 jul. 2024
Diretrizes para processamento e análise de dados do Questionário Internacional de Atividade Física. International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/723241981/IPAQ-Guideline-2005. Acesso em: 09 mar. 2025.
Escobar, R, et al. Worse quality of life for children with newly diagnosed attention-deficit/hyperactivity disorder, compared with asthmatic and healthy children. Pediatrics, v. 116, n. 3, p. 364 - 369, 2005. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16140679/ Acesso: 05 nov. 2024.
FELIX, E. et al. Uso excessivo de mídia de tela em pré-escolares está associado a habilidades motoras deficientes. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 23, n. 6, p. 418–425, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1089/cyber.2019.0238. Acesso em: 08 mar. 2025.
FERREIRA, Lúcio Fernandes et al. Desordem da coordenação do desenvolvimento. Motriz, v. 12, n. 3, p. 283-292, 2006. Disponível em:http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/422/748. Acesso em: 10 jun. 2025.
Garcia Militz, T.; Lopes dos Santos, D.; Roth, M. Nível de atividade física, alimentação e tempo de tela de crianças com obesidade. 13 Congreso Argentino de Educación Física y Ciencias, 30 de septiembre al 4 de octubre de 2019. En Memoria Académica. P. 1-3. Disponivel em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.12961/ev.12961.pdf. Acesso em: 05 nov. 2025.
GAO, Z. et al. Effects of exergaming on motor skill competence, perceived competence, and physical activity in preschool children. Journal of sport and health science, v. 8, n. 2, p. 106–113, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.12.001. Acesso em: 08 mar. 2025.
GENG, Shanshan. et al. Association between screen time and suspected developmental coordination disorder in preschoolers: A national population-based study in China. Front Public Health. V. 27 n. 11, p. 115-2321, 2023. DOI: 10.3389/fpubh.2023.1152321. Disponível em:
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37050955/. Acesso em: 09 mar. 2025.
HANDS B. Changes in motor skill and fitness measures among children with high and low motor competence: a five-year longitudinal study. J Sci Med Sport. v.11, n. 2, p. 155-62, abr. 2008. DOI: 10.1016/j.jsams.2007.02.012. Epub 2007 12 de jun. PMID: 17567536. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17567536/. Acesso em: 20 jun. 2025.
KIPHARD, E. J.; SCHILLING, F. Körperkoordinationstest für Kinder KTK: Manual. Weinhein: Beltz Test. 1974.
LIMA L,W ; SARTORI, M, T, D. O novo brincar e os jogos eletrônicos: impactos positivos e negativos. Cadernos de psicologia, Juiz de Fora, v. 2 n. 4, p. 482- 508, 2020. Disponível em: https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/2851. Acesso em: 08 mar. 2025.
LIN, H.-P. et al. Prolonged touch screen device usage is associated with emotional and behavioral problems, but not language delay, in toddlers. Infant Behavior and Development. v.58, n. 2020, p. 101-424, 2020 Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2020.101424. Acesso em: 08 mar. 2025.
LUCENA, J. M. S. et al. Comportamento sedentário e qualidade de vida relacionada à saúde em adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 27, n. 06, p. 2143-2152, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232022276.11842021. Acesso: 05 mar. 2025.
LUZ, L. G. O. et al. Associação entre IMC e teste de coordenação corporal para crianças (KTK): uma meta-análise. Rev. Bras. De Med do Esporte, v, 21, nº 3, p. 1-6, maio, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbme/a/R6vxntwytn5PgRQpVv89fJv/abstract/?lang=pt. Acesso: 05 mai. 2025.
MACÊDO, Crislayne Silva de. Repercussões do tempo de tela para a saúde de crianças e adolescentes: Uma revisão de escopo. 2023. 40 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Campina Grande, Cuité, 2023.
MACHADO, Y. L. Sedentarismo e suas consequências em crianças e adolescentes. Orientador: Wellington Roberto. 2011. p.10-13. Trabalho de conclusão de curso (TCC) Curso de Educação Física – Bacharelado - Instituto Federal De Educação Ciências e Tecnologia Sul de Minas – Campus Muzambinho, Muzambinho, jun. 2011. Disponível em: https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/attachments/1681_17.pdf. Acesso: 05 nov. 2025.
MEDNIS, Lucas. Tempo de tela e coordenação motora grossa: um estudo com crianças. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. Disponívem em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26166. Acesso em: 02 nov. 2025.
MENEGHIN, Ana Carolina. O impacto do uso precoce e excessivo de telas no desenvolvimento infantil. Clinica Rezende saúde mental, 2021. Disponível em: https://www.clinicarezendejf.com.br/o-impacto-do-uso-precoce-e-excessivo-de-telas-no-desenvolvimento-infantil/. Acesso em: 19 jul. 2025.
MIRANDA, T; BELTRAME, T; CORDOSO, L. Desempenho motor e estado nutricional de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista Bras Cineantropom Desempenho Hum v.13, n.1, p. 59-66. DOI. 10.1590/1980-0037.2011v13n1p59 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcdh/a/KSLYwByZYkZscbBcBYCzvVB/. Acesso em: 8 jun. 2025.
MOREIRA, J. P.A, et al. Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) for Brazilian Children and Adolescents: Factor Analysis, Invariance and Factor Score. Frontiers in Psychology. V. 10, pág.1-11. 2019. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2019.02524/full. Acesso em: 08 mar. 2025.
PAIVA, N. M. N. de; COSTA, J. da S. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Teresina: O portal dos psicólogos, 2015. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf. Acesso em: 06 nov. 2024.
PEREIRA, A. R.; DUARTE, E. R. Coordenação motora em crianças: um estudo quase experimental. Estação Científica, v. 12, n. 1, p. 10-14, 2018. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2213. Acesso em: 08 mar. 2025.
PREVITALE, Ana Paula. A importância do brincar. Campinas, SP: [s.n.], 2006. TCC. (1 recurso online (30 p.)), il., digital, arquivo PDF. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2040. Acesso em: 6 nov. 2025.
SÁ, Cristina dos Santos Cardoso de; CARVALHO, Bruna; MAZZITELLI, Carla. Equilíbrio e Coordenação Motora em Escolares Praticantes e Não Praticantes de Atividades Física e/ou Lúdica Extra-Escolar. Revista Neurociências, São Paulo, v.22, p. 29–36, março 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8116. Acesso em: 8 jun. 2025.
SANTOS, TAÍS. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança pré-escolar e escolar. Novas Tendências na Investigação Qualitativa, v.3 n. 2020, p. 592–608, 2020. DOI: 10.36367/ntqr.3.2020.592-608. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/188. Acesso em: 09 mar. 2025.
SILVA, Fabio José Antônio da. A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 31, agosto 2022. DOI: 10-18264/REP Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/31/a-importancia-do-desenvolvimento-motor-na-educacao-infantil. Acesso: em 05 mai. 2025.
SILVA, K. S. et al. Systematic review of childhood and adolescence sedentary behavior: analysis of the Report Card Brazil 2018. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 20 n. 4, p. 415-445, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n4p415. Acesso: 08 mar. 2025.
SIQUEIRA C, A; FREIRE O, C; A Influência Da Tecnologia No Desenvolvimento Infantil. Farol. Rondônia, v.8 n.8 p. 24-26, 2019. Disponível em: https://revista.farol.edu.br/index.php/farol/article/view/152/0. Acesso em: 05 nov. 2025.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação – Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital. 2019-2021. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.5, p. 21060-21071, 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: 08 mar. 2025.
TAMANA, S. K. et al. Screen-Time is associated with inattention problems in preschoolers: Results from the CHILD birth cohort study. PLOS ONE, v. 14 n. 4, p.1-15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0213995. Acesso em: 08 de mar. 2025.
VALENTINI, N. C. Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, Rio grande do Sul, v. 8, p. 51–62, maio-agosto 2002. DOI: 10.22456/1982-8918.2642. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2642. Acesso em: 11 jun. 2024.