A PREMISSA DA GLOBALIZAÇÃO COMO FATO INCONTORNÁVEL NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

Autores

  • Guilherme José Santini Instituto Federal de Mato Grosso; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3225-6644
  • João Germano Rosinke Instituto Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

FHC, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Globalização

Resumo

Publicada em 2010, a coletânea de textos Relembrando o que Escrevi, de Fernando Henrique Cardoso, permite uma avaliação mais abrangente de seu pensamento sociológico. Nossa hipótese é que uma leitura em retrospectiva da teoria do desenvolvimento econômico de FHC a partir dessa coletânea permite esclarecer alguns pressupostos fundamentais de sua teoria do desenvolvimento econômico, isto é, seu pano de fundo. O artigo que se segue, portanto, pretende explicitar alguns conceitos que formam esse pano de fundo, com atenção sobre uma premissa: o reconhecimento da interdependência econômica global no pós-1960 como um fato historicamente incontornável, que não deve ser interpretado, portanto, como objeto de questionamento prático pelo sociólogo ou pelo político.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme José Santini, Instituto Federal de Mato Grosso; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professor de Filosofia do Instituto Federal de Mato Grosso; Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC; Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • João Germano Rosinke, Instituto Federal de Mato Grosso
    Economista do Instituto Federal de Mato Grosso; Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Santini, G. J., & Rosinke, J. G. (2019). A PREMISSA DA GLOBALIZAÇÃO COMO FATO INCONTORNÁVEL NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Revista De Geopolítica, 10(2), 73-86. https://revistageo.com.br.sevenpublicacoes.com.br/revista/article/view/255