CONSERVADORISMO ANGLÓFONO VERSUS TRADIÇÃO POLÍTICA CATÓLICA: UMA CONTROVÉRSIA EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Renan Pires Maia Faculdade Santíssima Trindade (FAST)
  • Betina Meister Gehrke Maia Universidade Federal da Paraíba
  • Pablo Giorgio Costa de Sousa Lima

Palavras-chave:

Catolicismo, Conservadorismo, Política.

Resumo

O trabalho que ora se apresenta diante do leitor tem como alvo explorar uma questão controversa – a das diferenciações e contrariedades existentes entre o conservadorismo de origem anglófona e a tradição política católica. A despeito do fato de ambas as escolas coincidirem em vários pontos no que concerne aos valores defendidos – por exemplo, valores como família tradicional, liberdade, propriedade e outros –, cada uma parte de um pressuposto epistemológico ou gnosiológico diferente e até mesmo contrários um ao outro. Historicamente, desde suas raízes até a contemporaneidade, o catolicismo parte de uma perspectiva jusnaturalista, em que a lei humana emana de uma lei natural, inscrita na natureza das coisas pelo próprio Deus. Tal concepção jusnaturalista se assenta também numa epistemologia que postula a capacidade humana de conhecer racional e abstratamente esta lei natural. O conservadorismo, por seu turno, rejeitará o jusnaturalismo tendo como base a incapacidade de a razão humana conhecer a lei natural (posição cética) e a ideia de que as leis humanas, antes de derivarem de princípios racionais, devem derivar da experiência de um povo e das circunstâncias. Temos, assim, duas bases antitéticas que farão com que as duas escolas de pensamento político só coincidam do ponto de vista dos valores contingentemente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renan Pires Maia, Faculdade Santíssima Trindade (FAST)
    Graduado em Psicologia (Universidade Federal da Paraíba), mestre e doutorando em Filosofia (Universidade Federal da Paraíba), e docente da Faculdade Santíssima Trindade, em Nazaré da Mata-PE.
  • Betina Meister Gehrke Maia, Universidade Federal da Paraíba
    Acadêmica de Ciências Contábeis (UFPB) com experiência extra-acadêmica na área de estudos em religião.
  • Pablo Giorgio Costa de Sousa Lima

    Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Maia, R. P., Maia, B. M. G., & Lima, P. G. C. de S. (2020). CONSERVADORISMO ANGLÓFONO VERSUS TRADIÇÃO POLÍTICA CATÓLICA: UMA CONTROVÉRSIA EPISTEMOLÓGICA. Revista De Geopolítica, 11(4), 64-79. https://revistageo.com.br.sevenpublicacoes.com.br/revista/article/view/307