ENTENDENDO QUAL A HISTÓRIA QUE ESTÁ POR TRÁS DAS IMAGENS NO TERREIRO AXÉ ILÊ OBÁ
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-036Palavras-chave:
Fotografia, Narrativas e Lembranças, Terreiro de Candomblé, Racismo Estrutural, IrmandadeResumo
O equipamento fotográfico utiliza a técnica essencialmente de captura da luz para criar uma representação visual de um momento ou cena, a qual resulta no que chamamos de foto ou fotografia. Por décadas as fotografias eram restritas a grupos elitizados que exprimiam seus valores e vontades, sem levar em consideração os que eram fotografados. A partir dos anos oitenta com a popularização desta possibilidade de registro, passamos a ter os arquivos pessoais o que possibilita que as narrativas possam ser reverberadas por aqueles que são fotografados. Neste artigo se analisa as imagens e narrativas em sua performance, seja na sua ativação como procedimento na elaboração de posicionalidade ou de outros enfoques. E utiliza-se como ponto de partida os afazeres diários e a construção do terreiro Axé Ilê Obá, em São Paulo – Capital, com suas grandes lutas para ser construído e depois para não ser demolido, e nos seus diversos momentos em que a irmandade foi seu direcionador. Então, nas falas silenciadas que agora podem ser reverberadas, temos este grupo candomblecista que por muitos séculos teve que se manter escuso, graças as várias formas do racismo estrutural brasileiro, mas embora, o racismo criminoso continue, neste momento este grupo pode existir.
Downloads
Referências
AZOULAY, Ariella Aïsha. (2016) Photography Consists of Collaboration: Susan Meiselas, Wendy Ewald, and Ariella Azoulay in Camera Obscura Feminism Culture and Media Studies. Disponível em: https://www.researchgate.net/figure/Ariella-Azoulay-Wendy-Ewald-and-Susan-Meiselas-in-association-with-graduate-students_fig1_301718016. Acesso: 14 jul. 2025.
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999.
CALVO, Daniela. O terreiro de candomblé como espaço de construção do sagrado e de materialização da memória ancestral. Revista Ciência da Religião, v. 19, n. 2, 2019.
CUNHA JUNIOR. Entrevista: Gostaria que contasse sua história no Axé Ilê Obá? Via – Online: Google Meet. Entrevistado: Fortaleza - CE / Entrevistadora: São Paulo – Capital. Entrevista pessoal concedida a [Cecília Negrão], em 25 de novembro de 2017.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Tradução Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. Vol.5 Editora: 34 São Paulo. 1997.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Editora Edufba, 2008.
GEARY, C.M. Photographs as Material for African History Some Methodological Considerations. History in Africa, 13:89-116, 1986
KRENAK, Ailton. (2019) Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras.
Material Educativo Exposição Levantes – Curadoria de Georges Didi-Huberman. Período de 18 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018. SESC – Pinheiros
MELO, Fábio de. O verso e a cena. São Paulo: Globo, 2010.
MORTIMER, Junia; SILVA, Janaina Chavier. Escrita-Imagem-Cidade: sobre observar uma rua em transformação. In: Anais do Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo: Encruzilhadas – convergências e dispersões. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FAU/UFRj, 2024.
MUSA, Priscila Mesquita. Quem vê cara não vê ancestralidade [manuscrito] : arquivos fotográficos e memórias insurgentes de Belo Horizonte. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura. 2022.
QUEIROZ, Eunice Gonçalves. Orixás e a sua complexidade sistêmica com Design, Arquitetura e Urbanismo e Arte no terreiro Axé Ilê Obá em São Paulo. 2023. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. 200 p.
QUEIROZ, E.G. CUNHA JUNIOR, H. Como pesquisar a materialidade do terreiro. In XV Artefatos da Cultura Africana, 2024.
RANCIÈRE, Jacques; tradução MARQUES, Ângela. (2020) Caderno n.132 – O pensamento das bordas. Editora Chão de Feira, 2021. Disponível em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno132/. Acesso: 27 jun. 2025.
Resenha do livro História potencial: desaprender o imperialismo de Ariella Aïsha Azoulay (Ubu Editora, 2024, trad. Célia Euvaldo)
SALUM, Marta Heloísa Leuba. Desenterrando achados: vistas sobre a África das diásporas. R. Museu Arq. Etn., São Paulo, n.22: 195-218 2012.
SANTOS, Antônio Bispo. A Influência das Imagens na Trajetória das comunidades tradicionais. Mundo Imagem Mundo – Caderno de reflexões críticas sobre fotografia. Belo Horizonte: Malagueta Produções. 2018.