ECOCÍDIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: POTENCIALIDADES DE DEBATE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 7º ANO

Autores

  • Anderson Felipe Leite dos Santos
  • Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
  • Marcos Antonio Vieira Dias
  • Rafaella Larissa Gomes da Silva
  • Igor José França de Sousa
  • Francisco José Silva Vasconcelos
  • Guilherme Amisterdan Correia Lima
  • Maria Milena Ferreira Mouzinho
  • Joaquina Maria Leite da Silva
  • Ashyla Thayanne Rocha Amorim
  • Áquila Soares de Oliveira
  • Natan Pereira de Ceia
  • Rita Elanne Martins Santana
  • Jamile Ferreira da Silva
  • Manoel Domingos Ferreira Borges
  • Luciano dos Santos Paz Lacerda
  • Emmanuel Messias Pereira Bezerra
  • Carla Vanessa Silva Santos
  • Kayra Fernanda da Luz Vieira
  • Guilherme Rodrigues Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-068

Palavras-chave:

Amazônia, Ecocídio, Geografia Escolar, Questões Ambientais

Resumo

O ecocídio é considerado um crime contra a humanidade, visto que a devastação dos recursos naturais atinge o planeta Terra nas diferentes escalas geográficas e em diferentes intensidades. Sendo assim, tal temática merece na Geografia Escolar, visto sua história imbricada nos debates ambientais. Partindo da contextualização posta, este trabalho tem como objetivo refletir e apresentar sobre como podemos pensar em abordar o ecocídio na Amazônia brasileira a partir do livro didático de Geografia do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, constituindo-se também em uma pesquisa descritiva e exploratória. O livro didático selecionado para a análise foi o “Geografia: Território e Sociedade” do 7º ano, da Editora Saraiva (2018). Foi selecionado os capítulos em que o debate ambiental sobre a Amazônia ganhava ênfase, a dizer: Capítulo 15 “A organização do Espaço da Amazônia” e o Capítulo 16, “Dinâmicas da Natureza na Amazônia”. Como resultados, constatou-se que o livro didático aborda de forma coerente e crítica sobre os problemas socioambientais no território amazônico, apesar de em nenhum momento utilizar a palavra ecocídio. No mais, cabe ao professor pensar em estratégias pedagógicas para abordar tal temática utilizando de diferentes recursos, como charges, maquetes e imagens.

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

dos Santos, A. F. L., Reinaldo, L. R. L. R., Dias, M. A. V., da Silva, R. L. G., de Sousa, I. J. F., Vasconcelos , F. J. S., Lima, G. A. C., Mouzinho, M. M. F., da Silva, J. M. L., Amorim, A. T. R., de Oliveira, Áquila S., de Ceia, N. P., Santana, R. E. M., da Silva, J. F., Borges, M. D. F., Lacerda, L. dos S. P., Bezerra, E. M. P., Santos, C. V. S., Vieira, K. F. da L., & Santos, G. R. (2025). ECOCÍDIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: POTENCIALIDADES DE DEBATE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 7º ANO. Revista De Geopolítica, 16(5), e849 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-068