SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NA SUA DICOTOMIA DE VARIÁVEIS: OS DESAFIOS DA CIDADE DE TUPÃ COMO REGIONAL DE PRONTO ATENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-042Palavras-chave:
Desafios, Dicotomia, Saúde, SUS, Tupã-SPResumo
Este trabalho analisa a criação e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil antes de sua instituição, formalizada pela Constituição Federal de 1988, visto como um sistema de saúde do país outrora fragmentado e desigual. O SUS foi estabelecido com o objetivo de assegurar acesso universal, gratuito e igualitário à saúde para toda a população. Sua implementação representou um avanço substancial, promovendo a descentralização dos serviços e o enfoque na atenção primária, na prevenção e na promoção da saúde. Esse princípio reflete a visão de que "a saúde é direito de todos e dever do Estado", conforme destacado por Paulo Capel Narvai (2022, p. 103). Apesar de conquistas notáveis, como a ampliação do acesso a tratamentos e a programas preventivos, o sistema enfrenta desafios que comprometem sua capacidade de atender plenamente à população. Problemas como o subfinanciamento, as desigualdades regionais e a percepção social de que ações e serviços de saúde não são direitos, mas mercadorias (NARVAI, 2022) persistem. Contudo, conclui-se que o SUS continua sendo uma das maiores conquistas sociais do país, essencial para garantir o bem-estar de milhões de brasileiros.
Downloads
Referências
CCS SAÚDE. Antes e depois do SUS. 2024. Disponível em: https://www.ccs.saude.gov.br/sus/antes-depois.php. Acesso em: 1 mar. 2025.
DMS UFPEL. Linha do tempo do SUS. 2024. Disponível em: https://dms.ufpel.edu.br/sus/files/timeline.html. Acesso em: 1 mar. 2025.
SUMMIT SAÚDE. História da Saúde Pública no Brasil. 2024. Disponível em: https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/conheca-a-historia-da-saude-publicano-brasil/. Acesso em: 1 mar. 2025.
Paim, J. S. (2013). O SUS: Avanços e Desafios. In: Saúde no Brasil: Panorama e desafios da saúde pública no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Duarte, F. A. (2011). Sistema Único de Saúde: Organização e Gestão. São Paulo: Editora Hucitec.
Rios, M. A. (2009). Política e Saúde: O Sistema Único de Saúde e seus Desafios. São Paulo: Editora Unesp.
Brasil. Ministério da Saúde. (2009). Política Nacional de Saúde: o SUS e seus Avanços. Brasília: Ministério da Saúde.
Santos, M. (2007). Desigualdade e Saúde no Brasil: Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de Saúde Pública, 43(3), 15-28.
Merhy, E. E., & Aquino, R. (2011). O Sistema Único de Saúde e a Construção de Políticas Públicas de Saúde no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec.
NARVAI, Paulo Capel. SUS: Uma Reforma Revolucionária para Defender a Vida. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2022. 272 p.
TAPAJÓS, Renato. Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde. São Paulo: Tapiri Cinematográfica Ltda, Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde, Universidade Federal Fluminense (UFF), 2006. Disponível em: https://youtu.be/EOACL0yhxBU?si=bDg6g9unEzb67Bd4.