CAPOEIRA, LEITURA E ENSINO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores

  • Francisco Orismidio Duarte da Silva
  • Polyana Carvalho Nunes

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-045

Palavras-chave:

Educação, Capoeira, Leitura, Literatura, Lei 10639/03

Resumo

Este trabalho parte da percepção da capoeira como potencial ferramenta interdisciplinar e importante possibilidade de educação e aplicação da Lei 10639/03 em nossas escolas. Nessa investigação, lançamos um olhar ao conto “Quilombo Cariri” e temos por objetivo criar outras possibilidades para a educação das relações étnico-raciais, através da proposição de uma sequência didática para o ensino médio, explorando a capoeira por meio de uma manifestação artística literária: um conto. A reflexão sobre essa temática surgiu a partir das experiências pessoais e profissionais que nos apontaram para outras possibilidades de inserção da capoeira nas escolas para além da disciplina da educação física. As bases que auxiliaram essa reflexão partem dos estudos realizados por (ABIB, 2019), (COSTA, 2013), (CANDAU, 2013), (MATA MACHADO e ARAUJO, 2015) e (SILVA, 2020) acerca da capoeira, educação e cultura, associados ao estudo da interdisciplinaridade realizado por (CIAVATTA, 2015). Na formatação desta proposta, observamos a capoeira enquanto uma manifestação cultural afrodescendente brasileira e, assim, vislumbramos a sua contribuição como uma importante possibilidade de educação e aplicação da referida lei em nossas escolas.

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Referências

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_____, Francisco Orismidio Duarte da. A arte de educar gingando. Material educativo. URCA. Crato. 2020. Disponível em: <http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/2021/08/produto_francisco_orismidio.pdf>. Acesso em: 03/02/2025.

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Publicado

2025-10-22

Como Citar

da Silva, F. O. D., & Nunes, P. C. (2025). CAPOEIRA, LEITURA E ENSINO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03. Revista De Geopolítica, 16(5), e819. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-045