CAPOEIRA, LEITURA E ENSINO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO GÊNERO CONTO: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-045Palavras-chave:
Educação, Capoeira, Leitura, Literatura, Lei 10639/03Resumo
Este trabalho parte da percepção da capoeira como potencial ferramenta interdisciplinar e importante possibilidade de educação e aplicação da Lei 10639/03 em nossas escolas. Nessa investigação, lançamos um olhar ao conto “Quilombo Cariri” e temos por objetivo criar outras possibilidades para a educação das relações étnico-raciais, através da proposição de uma sequência didática para o ensino médio, explorando a capoeira por meio de uma manifestação artística literária: um conto. A reflexão sobre essa temática surgiu a partir das experiências pessoais e profissionais que nos apontaram para outras possibilidades de inserção da capoeira nas escolas para além da disciplina da educação física. As bases que auxiliaram essa reflexão partem dos estudos realizados por (ABIB, 2019), (COSTA, 2013), (CANDAU, 2013), (MATA MACHADO e ARAUJO, 2015) e (SILVA, 2020) acerca da capoeira, educação e cultura, associados ao estudo da interdisciplinaridade realizado por (CIAVATTA, 2015). Na formatação desta proposta, observamos a capoeira enquanto uma manifestação cultural afrodescendente brasileira e, assim, vislumbramos a sua contribuição como uma importante possibilidade de educação e aplicação da referida lei em nossas escolas.
Downloads
Referências
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Culturas populares, educação e descolonização. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 54, p. 1-20, e-18279, out./dez. 2019.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In Candau, Vera Maria e Moreira, Flávio Antônio. Org. Multiculturalismo: Diferenças pedagógicas e práticas pedagógicas. 10 ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.
CIAVATTA, M. A interdisciplinaridade e a formação integrada: exercício teórico ou realidade possível? In: CIAVATTA, M. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: A historicidade da educação profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
COSTA, Neuber Leite. Capoeira, política cultural e educação. Tese (doutorado) 350 f. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2013.
MATA MACHADO, Sara Abreu; ARAÚJO, Janja. Capoeira Angola, corpo e ancestralidade: por uma educação libertadora. Horizontes, [S.l.], v. 33, n. 2, dez. 2015. ISSN 2317-109X. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/256>. Acesso em: 05 nov. 2019.
SILVA, Francisco Orismidio Duarte da. A arte de educar gingando: aspectos e contribuições da capoeira para a educação. Dissertação de mestrado. URCA. Crato. 2020. Disponível em: <http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/2021/07/disser_oris.pdf>. Acesso em: 03/02/2025
_____, Francisco Orismidio Duarte da. A arte de educar gingando. Material educativo. URCA. Crato. 2020. Disponível em: <http://www.urca.br/mpe/wp-content/uploads/sites/14/2021/08/produto_francisco_orismidio.pdf>. Acesso em: 03/02/2025.