PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E TRABALHO DOCENTE: TENSÕES ENTRE A FORMAÇÃO INSTRUMENTAL E A PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-051Palavras-chave:
Pedagogia das Competências, Trabalho Docente, Formação HumanaResumo
Este artigo analisa a influência da Pedagogia das Competências na reconfiguração do trabalho docente e nas concepções contemporâneas de formação humana, evidenciando o modo como políticas educacionais, marcadas pela lógica administrativa e pela adaptação às demandas do mercado, subordinam as práticas pedagógicas a um viés produtivista. Discute-se o impacto desse modelo na intensificação das tarefas do professor, na precarização de sua autonomia e na difusão de perspectivas pragmáticas que promovem a culpabilização individual pelo fracasso escolar. Ressalta-se, ainda, a tensão entre a formação técnica e o desenvolvimento crítico, esclarecendo que a busca de resultados imediatos negligencia as condições estruturais e impede a consolidação de uma perspectiva emancipatória. Para tanto, procede-se a uma análise, baseada em revisão bibliográfica, que permite compreender os efeitos da Pedagogia das Competências sobre as práticas pedagógicas e a formação docente. Ao final, aponta-se para a importância de condições objetivas de trabalho, articuladas à valorização de uma pedagogia crítica que sustente um projeto democrático e humanizador de educação.
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