Desenvolvendo jogos de tabuleiro como instrumento de aprendizagem geopolítica: observações metodológicas e relato de experiência a partir do jogo Nilo

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Palavras-chave:

Jogos de tabuleiro, Geopolítica, Bacia do Rio Nilo.

Resumo

Este artigo refere-se a um relato de experiência sobre a construção de um jogo de tabuleiro produzido a partir de um intricado tema geopolítico: o compartilhamento das águas da bacia do rio Nilo. A partir da crença de que os jogos de tabuleiro constituem-se em poderosa ferramenta pedagógica, o artigo defende e sugere o uso dos mesmos em determinadas condições. Além disto, propõe uma metodologia de construção que poderá servir ao desenvolvimento de outras empreitadas semelhantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas
    Graduado em Geografia (UFMG), especialista em gestão de políticas sociais (PUC-MG), mestre em Relações Internacionais (PUC-MG), doutor em Geografia- Tratamento da Informação Espacial (PUC-MG)

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

Silva, L. L. S. da. (2019). Desenvolvendo jogos de tabuleiro como instrumento de aprendizagem geopolítica: observações metodológicas e relato de experiência a partir do jogo Nilo. Revista De Geopolítica, 10(2), 119-134. https://revistageo.com.br.sevenpublicacoes.com.br/revista/article/view/229