Desenvolvendo jogos de tabuleiro como instrumento de aprendizagem geopolítica: observações metodológicas e relato de experiência a partir do jogo Nilo

Autores/as

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Palabras clave:

Jogos de tabuleiro, Geopolítica, Bacia do Rio Nilo.

Resumen

Este artigo refere-se a um relato de experiência sobre a construção de um jogo de tabuleiro produzido a partir de um intricado tema geopolítico: o compartilhamento das águas da bacia do rio Nilo. A partir da crença de que os jogos de tabuleiro constituem-se em poderosa ferramenta pedagógica, o artigo defende e sugere o uso dos mesmos em determinadas condições. Além disto, propõe uma metodologia de construção que poderá servir ao desenvolvimento de outras empreitadas semelhantes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas
    Graduado em Geografia (UFMG), especialista em gestão de políticas sociais (PUC-MG), mestre em Relações Internacionais (PUC-MG), doutor em Geografia- Tratamento da Informação Espacial (PUC-MG)

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Silva, L. L. S. da. (2019). Desenvolvendo jogos de tabuleiro como instrumento de aprendizagem geopolítica: observações metodológicas e relato de experiência a partir do jogo Nilo. Revista De Geopolítica, 10(2), 119-134. https://revistageo.com.br.sevenpublicacoes.com.br/revista/article/view/229