REPERCUSIONES DE LA XENOFOBIA EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES MIGRANTES INTERNACIONALES

Authors

  • Laiz Nascimento Egues
  • Patrícia Teixeira Tavano

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-037

Keywords:

International Migration, Xenophobia, Teacher Mediation, Migrant Students

Abstract

The text addresses the vulnerabilities faced by international migrants in school environments, highlighting the impacts of xenophobia on social interaction, emotional well-being, and academic performance. Discrimination, often normalized as “jokes,” reveals the urgent need for inclusive education that values cultural diversity. This exploratory bibliographic study is based on research conducted in the CAPES Theses and Dissertations Catalog and the CAPES Journals portal, resulting in the selection of nine relevant publications on xenophobia and education. The teacher’s role is emphasized as fundamental in the teaching-learning process, acting as a mediator who adapts strategies to students’ needs, fostering engagement, respect, and active knowledge construction. Teacher mediation goes beyond content delivery, involving empathy, active listening, and the encouragement of autonomy—especially in heterogeneous classrooms, such as those that include migrant students.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRAGA, Adriana de Carvalho. A escola pública e o acolhimento aos migrantes na cidade de São Paulo uma experiência na educação de jovens e adultos. Caderno de Pós-Graduação. v. 20, n. 1, p. 77-90, 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/19284/9103. Acesso em: 14/06/2026.

COSTA, Jose Ricardo Goncalves. Histórias em quadrinhos como recurso pedagógico contra a xenofobia e o preconceito linguístico. Pelotas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense. Disponível em: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9284668. Acesso: 12/06/2025

EGUES, Laiz Nascimento, TAVANO, Patrícia Teixeira. Xenofobia no ambiente escolar e as escolas públicas municipais de Corumbá – MS. Revista GeoPantanal. n. 36, p. 97-112, 2024 Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/revgeo/article/view/21424. Acesso em: 12/06/2025

LOBO, Valdiney da Costa. Educação de reexistência no ensino de língua espanhola: problematizando discursos racistas e xenófobos na produção de tiras em quadrinhos e de uma unidade temática. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Linguísticas Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (TESE). 2018. 215f. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6481320. Acesso em: 12/06/2025

MARQUES, Rosane Pereira. Escritas migrantes e escritas refugiadas como formação e identidade de mulheres na diáspora. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidade. v.3, n 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2370/2164. Acesso em: 14/06/2025.

OLIVEIRA, Leila Maria de. Imigrantes, xenofobia e racismo: uma análise de conflitos em escolas municipais de São Paulo. Programas de Pós-graduação em Educação em Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2019. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/22442/2/Leila%20Maria%20de%20Oliveira.pdf. Acesso: 12/06/2025

SILVA, Glauce de Lima. Perspectivas sobre o processo de escolarização de alunos imigrantes e refugiados nas escolas municipais do Complexo da Maré/RJ. Pós Graduação do Centro Federal de Educação Tecnologia Celso Suckow Da Fonseca – CEFET/RJ. 2023. Disponível em: https://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/215_Glauce%20de%20Lima%20Silva.pdf. Acesso em: 12/06/2025

TAVANO, Patrícia Teixeira; SANTOS, Tarissa Rodrigues Marques dos; AMARAL, Laura Helena dos Santos; MARTINEZ, Flávia Wegrzyn Magrinelli. Educar me fornteira internacionais demandas e encaminhamnetos do sistemo publico municipal de Corumbá/Mato Grosso Do Sul. Revista Tempo do Mundo. V. 35. 2024. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/583/430. Acesso em: 10/05/2025

TRAJANO, Douglas de Oliveira. Detecção de linguagem tóxica aplicada a textos em português. Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 2023. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13812476. Acesso em: 26/06/2025

VERNOCHI, Alcino. Xenofobia em ambiente escolar fronteiriço: uma análise de estudo de caso de Corumbá-MS (BR). Programa de Pós- graduação em Estudos Fronteiriços - Repositório de Dissertações. (Dissertação de Mestrado). 2022. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5670. Acesso em: 12/06/2025

Published

2025-10-22

How to Cite

Egues, L. N., & Tavano, P. T. (2025). REPERCUSIONES DE LA XENOFOBIA EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE ESTUDIANTES MIGRANTES INTERNACIONALES. Revista De Geopolítica, 16(5), e823. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-037